Fundador

Manoel Marcondes Machado Neto é consultor-titular na MM&A e pesquisador na Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional. Foi professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), lotado na Faculdade de Administração e Finanças (FAF) entre 2009 e 2022. Tem doutorado em Ciências da Comunicação pela USP e pós-doutorado em Cultura e Territorialidades pela UFF.

É autor dos livros ‘Marketing para as artes e RP para artistas’,‘Relações Públicas e Marketing: convergências entre Comunicação e Administração’, ‘Marketing Cultural: das práticas à teoria’, e coautor dos livros ‘Marca: do marketing ao balanço financeiro’, com Mariza Branco Rodrigo de Freitas, e ‘Economia da Cultura: contribuições para a construção do campo e histórico da gestão de organizações culturais no Brasil’, com Lusia Angelete Ferreira.

Foi executivo em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, e empreendeu negócios próprios nos campos da Cultura e das TICs. Foi secretário-geral do Conrerp1 (2010-2013) e conselheiro do Conferp (2019-2022).

É cofundador da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR, 1999) e, também, cofundador da Sociedade Educativa ‘Observatório da Comunicação Institucional’ (O.C.I., 2013).

Além do portal O.C.I. (observatoriodacomunicacao.org.br), edita também os websites ‘Resumo das Relações Públicas Plenas’ (www.rrpp.com.br) e ‘Marketing & Cultura: comunhão de bens’ (www.marketing-e-cultura. com.br).

MARCONDES MACHADO com seus livros
  • 1. Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa (2022)
  • 2. 100 Anos de RP no Brasil: rumo à cidadania plena (2014) - com Marcelo Ficher
  • 3. Marketing Cultural: das práticas à teoria - 1a. edição (2002)
  • 4. Relações Públicas e Marketing: convergências entre Comunicação e Administração - 1a. edição (2006)
  • 5. História das Relações Públicas no Brasil: 105 Anos (2019) - com Marcelo Ficher
  • 6. The Business of Transparency (2015)
  • 7. Marca: do marketing ao balanço financeiro (2015) - com Mariza Branco Rodrigo de Freitas
  • 8. '8 Rs' das Comunicação Funcional - 720 graus (2020)
  • 9. Ou Vai Ou Racha - Álbum da Orquestra de Música Brasileira (1988) - com Manfredo Barretto (Ttodas Produções)
  • 10. Café & Bossa Nova, 40 - Álbum com diversos artistas (1999)
  • 11. Sem Palavras 2.0 - Álbum instrumental de Tavynho Bonfá (2012)
  • 12. 1 jornalista 10 errepês 100 anos... - Documentário em DVD, 70 minutos (2014)
  • 13. A transparência é a alma do negócio - 'pocket book' (2012)
  • 14. Cultura & Marketing para as Artes - 'pocket book' (2017)
  • 15. A transparência é a alma do negócio - versão completa (2013)
  • 16. Marketing Cultural: das práticas à teoria - 2a. edição (2005)
  • 17. Relações Públicas e Marketing: convergências entre Comunicação e Administração - 2a. edição (2008)
  • 18. Economia da Cultura (2011) - com Lusia Angelete Ferreira
  • 19. Marketing Cultural: das práticas à teoria - 3a. edição (2019)
  • 20. '4 Rs' das Relações Públicas Plenas (2016)
  • 21. Relações Públicas e Marketing: convergências entre Comunicação e Administração - 3a. edição (2016)
  • 22. Marketing para Artes & RP para Artistas (2019)
  • 23. Guia de Conformidade e Transparência (2020) - com Elaine Sampaio (Legalidade & Transparência)
  • 24. Código de Conduta Ética (2020) - com Elaine Sampaio (Legalidade & Transparência)
  • 25. Manual do Aplicativo 'Sistema 5R-INDEX' (2018)
  • 26. Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional (2018)

Demais produções

1. Alberto Kaplan e Julio Castro - exposição na Real Galeria Arte Contemporânea

2. Dançar... E por que não - Festival de Dança - Liceu de Artes e Ofícios - Rio de Janeiro

3. Suíte Floral - Música de concerto - Composição/Direção: Andersen Viana - FCRB

4. Ou Vai Ou Racha - Espetáculo da Orquestra de Música Brasileira - Direção: Roberto Gnattali (parceria Ttodas Produções) - FCRB

5. Sujô no Olimpo - Teatro do Planetário da Gávea - Direção: Cláudio Torres Gonzaga

6. Uma Forma de Emoção/10 anos sem Chaplin - Musical - Teatro Benjamin Constant - Direção: Claudia Valli

7. Éra - Espetáculo de Sérgio Rojas - Teatro Ipanema - Direção: Bia Lessa

8. Palco Clip - Espetáculo musical do grupo Peça Original - Direção: Claudia Valli

9. Projeto Os Novos - Sala Cecília Meirelles - Direção: Hippolyto Ribeiro Furtado

10. Seminário sobre Marketing Cultural - 16 horas - ABRP/SP

11. Curso Artes Integradas/Eventos Culturais - 30 horas - CEPUERJ

12. Curso Marketing do Livro - 30 horas - CEPUERJ

13. Curso Marketing Cultural: Teoria e Pratica - 75 horas - CEPUERJ

14. Curso Gestão e Marketing na Cultura - 180 horas - Fundação Biblioteca Nacional

Marcondes Machado Escritório de Arte (associado ao Coletivo Umbrella - Comunicação Total)
Rua Haddock Lobo, 210 - Sala 1020 - Rio de Janeiro/RJ. Tel.: (21) 99490-0711

»